Search
quarta-feira 18 janeiro 2017
  • :
  • :

HISTÓRICO

TV Tribuna

A TV Tribuna/SBT detém vice-liderança absoluta em audiência no mercado capixaba, comprovada pelos principais institutos de pesquisa: Ibope e Ipsos Marplan. O resultado reflete a saudável relação com os telespectadores, construída ao longo dos anos, compartilhando informação, diversão, emoção e a credibilidade conquistada dia após dia, graças a uma programação regional focada nos interesses das comunidades, e ao sucesso dos programas nacionais do SBT.

A variedade e a qualidade da programação local e a constante preocupação em estar conectada ao telespectador leva a TV Tribuna a ser reconhecida e respeitada em todo o Estado. São 12 programas com diferentes abordagens: Tribuna Notícias 1ª Edição Tribuna Notícias 2ª Edição e Ronda Geral (jornalismo); Imóveis in Foco (imobiliário e decoração), Tribuna na Estrada (turismo), Ponto Cult (cultura), Terra Capixaba (sustentabilidade), Desafios (empreendedorismo e religião), Sabor a Bordo (culinária), Circulando (eventos) e Nossa Terra (eventos locais e regionais) e Bom de Papo (entrevista). Dentre eles, o Tribuna Notícias 1ª Edição é líder absoluto de audiência, desde 2009, na hora do almoço dos capixabas.

A competência do jornalismo da TV Tribuna é reconhecida também através de prêmios. Em 2014 a emissora foi vencedora nacional do Prêmio Estácio de Jornalismo na categoria TV Regional, concorrendo com 261 reportagens de 20 estados, além do Distrito Federal. E o programa Ponto Cult conquistou o 1º lugar no Prêmio Capixaba de Jornalismo.

Um único sinal para todo o Estado. A TV Tribuna alcança todo o Estado do Espírito Santo com um único sinal. Para o anunciante, garantia de maior audiência e melhor custo-benefício.

TRIBUNA NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO

O Tribuna Notícias 1ª Edição leva ao público capixaba, diariamente, um telejornal factual, com prestação de serviço e forte perfil comunitário. Da pauta à edição, todos estão envolvidos num único objetivo: oferecer o melhor produto ao público, e isso se reflete na liderança absoluta do programa, que virou referência para telejornais regionais do SBT.

TRIBUNA NOTÍCIAS 2ª EDIÇÃO

Nos fins de tarde o telespectador recebe um resumo completo e atualizado dos principais fatos e acontecimentos que foram notícia no Estado e no Brasil, através do Tribuna Notícias 2ª Edição.

RONDA GERAL

O programa Ronda Geral faz uma análise crítica das principais notícias do dia. Reportagens policiais ganham destaque em edição dinâmica e comentários da apresentadora Débora Moraes. O Ronda Geral também oferece serviço e entretenimento aos telespectadores.

PONTO CULT

Um programa diferente, instigante, para mostrar tudo o que acontece no circuito cultural capixaba, com um olhar inovador e moderno. Cultura e comportamento sem rótulos. Assim é Ponto Cult, seu ponto de encontro com a cultura.

BOM DE PAPO

O apresentador Rossini Macedo apresenta um programa de entrevistas, recebendo convidados, falando de assutos sérios, mas também fazendo o telespectador rir com seu grande talento para o humor.

TRIBUNA NA ESTRADA

O Tribuna na Estrada leva o telespectador a viajar pelas riquezas naturais regionais, nacionais e internacionais, percorrendo rotas e experimentando as diversidades e delícias de cada lugar.

CIRCULANDO

A apresentadora circula pelos melhores eventos do Estado, levando ao telespectador o que de mais interessante acontece no circuita da moda, etiqueta, saúde e eventos. Onde tem emoção, o programa Circulando está junto.

IMÓVEIS INFOCO

O programa Imóveis InFoco entra na casa do telespectador para levar informações sobre o mercado imobiliário. De forma leve e descontraída, a apresentadora fala de decoração, arquitetura, dicas para viver bem e soluções para quem deseja vender, comprar, alugar ou construir um imóvel. O Imóveis Infoco foi eleito o Melhor Programa de TV Segmentado, no Prêmio Imprensa Setor Imobiliário 2015 – maior evento da América Latina sobre o mercado imobiliário.

SABOR A BORDO

Receita de sucesso para os anunciantes, o Sabor a Bordo serve ao telespectadr o melhor da culinária regional, nacional e internacional. Na companhia do Chef Alessandro Eller e de chefs convidados, o telespectador aprende receitas especiais e fica por dentro de tudo o que acontece no mundo da gastronomia e dos principais eventos do gênero. Em cada programa uma verdadeira viagem gastronômica.

DESAFIOS

Mensagens de encorajamento e paz estão sempre presentes no programa Desafios. Uma programação diversificada, com entrevistas, clipes musicias e variedades, e destaque para o quadro Pensando em Você, que traz uma reflexão da Palavra de Deus.

NOSSA TERRA

Um verdadeito show de talentos diário, com a cobertura dos principais eventos do Estado e do Brasil. O programa Nossa Terra leva informação e entretenimento às famílias capixabas.

TERRA CAPIXABA

Com foco na inclusão social, ecologia, cultura e outras abordagens de cunho socioambiental, o programa Terra Capixaba é reconhecimento por sua atuação em defesa da cidadania e da vida, além de ser certificado pela ONU por incentivar a educação, promover a sustentabilidade e ajudar a melhorar a vida da população capixaba.

PROGRAMAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

Logo na inauguração da TV Tribuna, em 1985, foi lançado o primeiro telejornal da emissora. O “Registro Local” era um programa de apenas quatro minutos onde o apresentador lia as notícias do dia. Não havia repórter. O telejornal ficou no ar cerca de dois meses, dando lugar ao Tribuna Notícias, que hoje é líder absoluto de audiência.
Um programa que marcou época foi “Cidade Aberta”. Com o fechamento do jornal A Tribuna em 1981 (por conta da explosão de uma bomba), a coluna “Cidade Aberta”, escrita pelo cronista Pedro Maia, foi adaptada para o rádio. Com o sucesso imediato do programa, a mesma equipe foi convidada a levar o programa à telinha, inicialmente ao vivo a partir do meio dia e com uma hora de duração. A jornalista Celeste Franceschi, Renato Paoliello, Pedro Maia e Willian Veloso dividiam a apresentação do programa. Com a saída de Willian Veloso, João Luis Garcia entrou na equipe. O público participava numa plateia dentro do estúdio.
Além das notícias e fatos variados, um dos quadros do programa chamava-se “Boca no Trombone”, e a plateia formava fila e mandava o seu recado sobre os mais diversos assuntos. Muitos políticos, que ocupam importantes cargos no Estado, participaram do programa e deste quadro em especial, e aproveitavam o espaço para fazerem discursos.
De acordo com a jornalista Celeste Franceschi, o programa marcou época pela interação do jornalista e a comunidade. “Diziam que os fatos aconteciam antes ou depois do Cidade Aberta. Todo mundo parava para assistir ao programa”, conta. O “Cidade Aberta” ficou no ar até o dia 30 de dezembro de 1987.
Outro grande sucesso na telinha da TV Tribuna foi o “Tribuna Livre”. Comandado inicialmente por Luis Eduardo Nascimento e depois por Eustáquio Palhares, o programa realizava grandes debates e movimentava a sociedade capixaba.
As crianças também tinham vez na programação local com o “Tribuna Alegria” apresentado por Milson Henriques, e mais tarde com o programa “Doce Alegria”, com Milton Neves.